aula-magna-ena
Secretário Nelson Serpa representou o governador Raimundo Colombo
durante a abertura da aula magna

Florianópolis, 20/11/2013 - Os servidores públicos que iniciaram o curso de pós-graduação em Gestão Pública Avançada da Fundação ENA, a escola de governo do Estado de Santa Catarina, tiveram a aula magna, nesta quarta-feira (20), com a palestra do professor da Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Humberto Falcão Martins. O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, representando o governador Raimundo Colombo, também participou da abertura da aula magna para transmitir a mensagem do governo aos servidores públicos.

“O Governo do Estado aposta muito nas pessoas que estão iniciando esse curso de pós-graduação e deseja sucesso no aprendizado para que haja retorno no processo de eficiência e qualidade na gestão pública catarinense. É grande o interesse do Estado e do governador Raimundo Colombo em melhorar o contingente de servidores comprometidos com o aperfeiçoamento da gestão pública”, afirmou o secretário Serpa durante a abertura da aula magna.

De acordo com a presidente da ENA, a professora Martha Kaschny Borges, somente em 2013 a ENA ofereceu 60 cursos e capacitou aproximadamente 2000 servidores públicos. A pós-graduação em Gestão Pública Avançada é o quarto curso de especialização oferecido pela Fundação. “Todo esse trabalho é a confirmação de que Santa Catarina tem servidores dispostos e comprometidos com a eficiência da gestão do serviço público”, ressaltou Martha.

Durante a palestra com o tema “Governança Pública e os Novos Arranjos Institucionais”, o professor Humberto Falcão Martins abordou a governança e seus elementos, como qualidades e capacidades institucionais, colaboração, desempenho e valor público; os arranjos institucionais em rede, as redes de governança e a governança de redes); e os arranjos institucionais contratuais, como autonomia, flexibilidade, parcerias e contratualização).

O curso, que conta com a participação de 40 servidores de 13 órgãos do Estado, será dividido em quatro módulos, com disciplinas como Análise de Políticas Públicas, Controle Interno e Auditoria, e Gestão Empreendedora no Setor Público. O foco é a gestão em nível estratégico para tornar o serviço público mais eficiente. O encerramento está previsto para agosto de 2015.

ENA

A ENA Brasil foi criada pelo Governo de Santa Catarina em junho de 2009, por meio de um convênio com a École Nationale d'Administration (l'ENA) da França. O objetivo da Fundação é formar gestores públicos comprometidos com altos padrões de eficiência da administração pública, por meio da educação continuada e da prestação de serviços e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.

Mais informações:
Maiara Gonçalves