encontro-gestores-municipais-juventude

Coordenador Alan Schoeninger conversou com os gestores municipais presentes no encontro

Florianópolis, 07/11/2013 - A Coordenadoria Estadual da Juventude realizou nesta quarta-feira (6), como parte da programação da 1ª Semana Estadual de Juventude, o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude. Cerca de 25 gestores de diferentes regiões do Estado debateram as políticas públicas e discutiram a necessidade de reforçar as ações do poder público voltadas aos jovens.

De acordo com o coordenador estadual da Juventude, Alan Schoeninger, foram apresentados os principais projetos do Governo do Estado destinados aos jovens, como, por exemplo, Geração TEC, Juro Zero, Novos Valores, Beija-Flor e o Projovem, em parceria com o Governo Federal. “Colocamos a coordenadoria à disposição dos gestores municipais para ser a porta de entrada de suas demandas junto ao Governo do Estado, um canal direto de diálogo e aproximação”, observa Schoeninger.

Os gestores municipais pediram maior empenho na divulgação e consequente envolvimento das prefeituras nos programas e ações do Estado com foco nos jovens. Outra reivindicação dos municípios foi a ampliação de programas de capacitação para o mercado de trabalho. “Esses encontros são importantes para que o Estado possa estar mais perto do cidadão, por meio das prefeituras, que estão lá na ponta do processo. A oportunidade de apresentar os projetos do Governo e também ouvir críticas e sugestões nos permite melhorar o trabalho. É por meio da troca de experiências e do diálogo que se consegue avançar”, avalia o coordenador.

O Encontro de Gestores Municipais abordou a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que vem sendo discutido em âmbito federal e será o responsável pela concretização das políticas públicas da área de juventude no Brasil. Dentro do Sinajuve se discute a criação do Fundo Nacional de Juventude. A ideia é que o fundo seja alimentado por parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da comercialização de bebidas alcoólicas e refrigerantes e um percentual do superávit primário, com distribuição voltada especialmente aos municípios, que ficariam com 40% (os estados receberiam 30% e a União os demais 30%).

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Juventude sugeriu aos gestores municipais que criem um Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude. Na avaliação de Schoeninger, o fórum é essencial, pois garante uma vaga no Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude. O Fórum Nacional também tem participação no Conselho Nacional de Juventude, o que tornaria mais representativas as ações desenvolvidas em Santa Catarina.

Semana da Juventude

Para finalizar a programação da 1ª Semana Estadual da Juventude, realizada pelo Governo do Estado entre 4 e 7 de novembro, nesta quinta-feira (7) haverá um debate sobre o recém-aprovado Estatuto Nacional da Juventude, com a presença da secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(48) 3665-2005 / 8843-3497

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito