3318856

Nesta terça-feira, dia 10, chegaram os novos equipamentos adquiridos para a instalação da Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação de Municípios da Região de Laguna (CIM-Amurel).

Foram entregues um rolo compactador vibratório Tandem articulado no valor de R$ 711 mil e um compactador vibratório Tandem leve conjugado placa/pneumáticos no valor de R$ 387 mil. Os equipamentos foram adquiridos através do pregão eletrônico nº 03/2022.

Além deles, chegaram também ao consórcio um cortador de piso no valor de R$ 12,5 mil e um compactador de solo à percussão no valor de R$ 11,5 mil. Os investimentos fazem parte do Programa SC Mais Asfalto, realizado pelo Governo do Estado e coordenado pelas secretarias de Infraestrutura e da Casa Civil de Santa Catarina, com o objetivo de tornar acessível os custos de pavimentação para pequenos e médios municípios.

A Usina de Asfalto da Amurel, que atenderá aos 18 municípios da região, já é realidade. O Governo do Estado de Santa Catarina firmou convênio de R$ 11,2 milhões com a Amurel em dezembro passado. Os recursos servem para aquisição de equipamentos e insumos para compor a usina e executar serviços de pavimentação nos municípios da região.

“Cerca de 70% dos equipamentos já foram licitados e estamos esperando chegar. Para o restante, as licitações já foram encaminhadas. Em breve, nossa usina estará em funcionamento, auxiliando muito os municípios da nossa região” destacou o prefeito Ibaneis Lembeck, de São Ludgero, presidente do consórcio.

O terreno onde a estrutura será instalada fica próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Gravatal, e se destinará à fabricação e à instalação de asfalto. Ao todo, 22 itens compõem o projeto da usina. Alguns destes já tiveram suas compras efetuadas e os outros estão em processo de licitação.