usina cidirios

Os oito municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Entre os Rios (CIDIRIOS) receberam nesta quinta-feira, dia 21, a primeira usina entregue pelo programa SC Mais Asfalto, do Governo do Estado de Santa Catarina.

O CIDIRIOS é integrado pelos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde e São Domingos. A entrega da usina foi realizada no município de Ipuaçu, sede do consórcio.

Foram destinados R$ 10,7 milhões para equipar a usina, que produzirá asfalto para pavimentar vias locais responsáveis pelo escoamento da produção agrícola da região. As prefeituras que integram o consórcio investiram R$ 150 mil cada. Ao todo, estes municípios somam cerca de 2 mil quilômetros de estradas rurais, a maior parte de chão batido. A usina de asfalto é móvel, e possui capacidade para produção de 120 toneladas por hora. Com ela, será possível economizar até 50% em obras de pavimentação.

O convênio foi assinado no dia 14 de dezembro do ano passado, em Florianópolis. Conforme acordo entre os municípios, a usina de asfalto será implantada em terreno às margens da SC-480, KM 58, no município de Ipuaçu.

Criado em 2021, o SC Mais Asfalto é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) em parceria com a Secretaria da Casa Civil de Santa Catarina.

Com a implantação desta usina, começamos a atingir o principal objetivo do SC Mais Asfalto, que é tornar o custo da pavimentação asfáltica acessível para os municípios menores, garantindo melhor condição de tráfego, de qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, destaca o secretário da Casa Civil, Juliano Chiodelli.

Informações adicionais à imprensa
Renê Müller