51848294423 b10770ae88 k

Fotos: Peterson Paul/Secom

 

Aberta há cerca de 150 anos, logo após a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região de São Ludgero na década de 1870, a Estrada Geral Barra do Norte finalmente recebeu a pavimentação asfáltica. O governador Carlos Moisés esteve na comunidade na tarde desta sexta-feira, 28, para a inauguração da obra, que contempla um trecho de aproximadamente 8,5 quilômetros e foi realizada em parceria com a prefeitura municipal. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões.

Segundo o governador Carlos Moisés, a chegada do asfalto representa a criação de um importante corredor de desenvolvimento para a região. Pela Estrada Geral Barra do Norte, a distância até Tubarão é 13 quilômetros menor do que pelo caminho tradicional, passando por Braço do Norte e Gravatal.

“Essa é uma obra que vai gerar conexões e diminuir distâncias para trazer desenvolvimento. São novas empresas que virão para a região por causa do asfalto, proporcionando emprego e renda. Ao mesmo tempo, a pavimentação aqui em São Ludgero traz a marca do nosso municipalismo. Sem a parceria com a prefeitura, essa obra não sairia. É uma grande alegria poder realizar essa inauguração”, afirmou o chefe do Executivo.

 

51847641397 9ac5d987b1 k

 

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, conta que a pavimentação foi feita de uma maneira mais econômica, pois a prefeitura realizou o trabalho de base e sub-base com o uso de mão de obra própria. Dessa maneira, foi licitada apenas a colocação da camada asfáltica e a sinalização horizontal, com um custo por quilômetro muito abaixo de uma obra convencional.

“Chegaram a nos chamar de loucos, mas agora a pavimentação rural é uma realidade no nosso município. Hoje é um dia de alegria e de gratidão ao Governo do Estado, que, na pessoa do governador Carlos Moisés, acreditou no nosso pedido e possibilitou a transferência de recursos. Era uma espera de muitos e muitos anos”, diz Lembeck.

O deputado estadual Volnei Weber, que foi prefeito de São Ludgero entre 2013 e 2018, fez um histórico da luta da comunidade pela chegada do asfalto e lembrou da descrença dos próprios moradores diante das inúmeras promessas não cumpridas. “Agora chegou a nossa vez. Podem olhar que o asfalto é uma realidade”, comemorou.

 

51849262460 8d9f7240e5 k

 

Comunidade agradecida

 

Nas comunidades da Barra do Norte e da Ponte Baixa, o clima era de euforia nesta sexta-feira. A solenidade lotou o Centro Comunitário Ponte Baixa para prestigiar a solenidade de inauguração. O agricultor Cesar Schuelter Voss mora às margens da rodovia e conta que sofria com a poeira, nos períodos secos, e a lama, em épocas de chuvas. Segundo ele, que trabalha com a produção de leite, mesmo com manutenções periódicas da prefeitura, os buracos eram constantes.

“Agora com o asfalto não tem mais pó e nem buraco. Essa é uma estrada que tem até bastante movimento, então eu acho interessante essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado para fazer a pavimentação. É algo que deveria se espalhar para todos os lugares”, opina Voss

 

Outras obras

 

51848614391 2ac69ce491 k

 

Além da Estrada Geral do Norte, também foram inauguradas as pavimentações de trechos das ruas Dorzinho Saquetti e Daniel Füchter, com apoio do Governo do Estado, e da ponte pênsil José Santos França, na comunidade de Ponte Baixa.

.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito