51563198489 73d5f152df k

Obras no Contorno Extremo Oeste de Chapecó. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Historicamente relegado a um segundo plano no planejamento e nas ações do Executivo estadual, o Grande Oeste catarinense está recebendo o maior volume de investimento da sua história durante a atual gestão do Governo do Estado. Num intervalo de três anos, os aportes na região alcançam a monta de R$ 2,8 bilhões em áreas como infraestrutura, saneamento básico, resiliência hídrica, energia elétrica, saúde e educação.

Dentro desse total, não estão incluídos alguns investimentos futuros, como aqueles anunciados para o Plano 1.000, que prevê o repasse de R$ 1 mil por habitante para as prefeituras realizarem obras estruturantes. Na avaliação do governador Carlos Moisés, o Grande Oeste tem sido tratado com atenção especial por sua importância para o Estado, tanto como polo agroindustrial quanto pela posição estratégica.

“Desde o início da nossa gestão, temos repetido o mantra de que nenhuma região será esquecida. Não é diferente com o Grande Oeste. Apenas em infraestrutura, por exemplo, os nossos aportes são de quase R$ 1 bilhão. Estamos tirando do papel demandas históricas, como o Contorno Extremo Oeste de Chapecó, e uma série de revitalizações para recuperar a malha rodoviária estadual. Até mesmo em rodovias federais estamos investindo, como é o caso da BR-163, que receberá R$ 100 milhões de recursos do Caixa do Estado”, diz Carlos Moisés.

51563435885 1d1ca4fab6 k

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Veja abaixo o detalhamento dos investimentos estaduais no Grande Oeste

Infraestrutura

O Grande Oeste está recebendo o maior volume de investimentos entre todas as regiões catarinenses por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. São R$ 986,4 milhões em uma série de ações, como o Contorno Viário Extremo Oeste de Chapecó, a revitalização de diversos trechos da SC-283, entre outros. Em obras, o investimento é de R$ 723 milhões. Outros R$ 220 milhões foram desembolsados em convênios. Há ainda quase R$ 21 milhões em manutenção, R$ 17 milhões em projetos e R$ 5 milhões no modal aeroviário.

Saneamento básico

Com o objetivo de prover a região de infraestrutura para abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Casan realiza investimentos de R$ 694 milhões no Grande Oeste. Entre os destaques está o Projeto do Rio Chapecozinho, que garantirá por décadas o abastecimento para cerca de 500 mil pessoas. A proposta inclui 57 quilômetros em adutoras, com investimento de R$ 295 milhões.

50676280336 09f341a3db k

Rio Chapecozinho onde será a captação de água para a macroadutora que abastecerá quatro municípios da região. Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Agricultura e resiliência hídrica

O Grande Oeste é a região mais impactada pela severa estiagem que atinge Santa Catarina desde o fim de 2019. Por conta disso, o Governo do Estado lançou o programa SC Mais Solo e Água, que prevê aportes de ate R$ 350 milhões até o fim de 2023 em ações de resiliência hídrica, como a construção de cisternas e poços artesianos. Além disso, nas últimas três ações, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural realizou aportes de R$ 295 milhões em uma série de ações na região, como os programas Terra Boa e subvenção para a produção agropecuária.

51816430631 2ef0e92a7e k

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Energia elétrica

A Celesc realizou, entre 2019 e 2021, investimentos de R$ 228,5 milhões para melhorar a distribuição de energia elétrica no Grande Oeste. Esse número não inclui manutenção e custeio da empresa. Foram inauguradas novas subestações, como a Chapecó Santo Antônio, e realizadas ampliações em estruturas já existentes.

Saúde

Em três anos, os investimentos em saúde na região ultrapassam os R$ 415 milhões. O Hospital Regional do Oeste é a unidade que recebe os maiores valores dentro da Política Hospitalar Catarinense (HRO) e teve a sua nova torre inaugurada, quase dobrando sua capacidade de atendimento. Durante a pandemia, o Governo do Estado também garantiu a ampliação das UTIs na região, com a regionalização dos atendimentos em cidades como Maravilha, São Miguel do Oeste, Concórdia, Caçador, Joaçaba, entre outras.

investimentos chapeco 20220123 1110033995

Inauguração da nova ala do Hospital Regional do Oeste, em 2020. Foto: Mauricio Vieira/Secom

Educação

Os investimentos em educação incluem a reforma e ampliação de escolas, além da implantação do currículo cívico-militar em ao menos duas unidades. Os aportes superam os R$ 170 milhões.

Segurança Pública

O Grande Oeste foi incluído no recente investimento de R$ 343 milhões do Governo do Estado na área de segurança pública. Trata-se do maior aporte da história no setor, que garantiu a troca de viaturas e de equipamentos de segurança usados diariamente pelos agentes. O Oeste também recebeu parte do efetivo formado nas novas turmas da Polícia Militar.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom