coletiva de imprensa e posse do colegiado superior de seguranca publica 20200106 1283253464

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, assumiu na manhã desta segunda-feira, 6, a presidência do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. A transmissão do cargo ocorreu durante uma solenidade no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, pouco antes da coletiva do governador Carlos Moisés com as perspectivas para 2020 e teve a participação também do Chefe da Casa Civil, Douglas Borba. No modelo de Colegiado, criado pela atual gestão, cada uma das quatro instituições exerce a presidência por um ano, sem a existência da figura do secretário de Estado.

Em 2019, o cargo foi ocupado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, que passou o bastão para Koerich. Em 2021, será a vez do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, atualmente ocupado pelo coronel Charles Alexandre Vieira, que será seguido pelo perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Para Paulo Koerich, o desafio para 2020 na área da Segurança Pública será manter os índices de criminalidade em queda. Ele diz que as forças públicas seguirão atuando de maneira coordenada. “Nós vamos continuar o trabalho que foi iniciado, somando esforços para transformar Santa Catarina em um estado ainda mais seguro. Nós também vamos intensificar o uso da inteligência artificial e aprimorá-la. Dessa forma, será possível fazer previsões em relação aos índices de criminalidade e buscar coibir os crimes violentos”, afirmou Koerich.

>> Mais fotos disponíveis na galeria

Na visão do coronel Araújo Gomes, o ano de 2019 foi especial pelo fato de Santa Catarina voltar a ter um índice de homicídios inferior a 10 para cada 100 mil habitantes. Segundo ele, apenas São Paulo também atingiu essa marca. Ele destacou que é possível manter homicídios, roubos e furtos em queda.

“Essa é uma tendência que se iniciou há 18 meses e deve ser mantida. As forças de segurança têm adotado estratégias que ajudaram a alcançar esses resultados. A transmissão do cargo para o delegado Paulo Koerich ocorreu de forma muito natural e o trabalho continuará de maneira integrada a serviço da população”, disse.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom