79b6386b b181 4875 afd8 2e957a41fd08
Foto: Cristiano Estrela/Secom

O Governo do Estado, a Casan, a WEG Equipamentos Elétricos e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) assinaram nesta sexta-feira, 22, um Termo de Cooperação Técnica para modernizar os sistemas de bombeamento das unidades de água e de esgoto gerenciados pela Companhia de Saneamento de Santa Catarina. A parceria foi formalizada na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

"É uma semente que estamos plantando. A Casan hoje tem um grande consumo de energia elétrica, de cerca de R$ 100 milhões por ano, e essa conta pode ser reduzida. Precisamos investir mais em saneamento e, para isso, temos que fazer mais com o dinheiro que a empresa arrecada. Com esse termo de cooperação, vamos avaliar a eficiência de cada bomba utilizada pela Casan. Também poderemos instalar sistemas mais modernos que nos avisem quando um equipamento parar de funcionar, evitando poluição, falhas no abastecimento e garantindo economia", explica o governador Carlos Moisés.

>> Veja mais fotos na galeria

O Termo de Cooperação possibilitará o levantamento de dados e um diagnóstico das condições operacionais dos modelos de recalque e bombeamento da empresa. A radiografia fiel dos sistemas permitirá o desenvolvimento de projetos internos de modernização do parque eletromecânico e a captação de recursos de Programas de Eficiência Energética, como o da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Celesc ou de outras instituições do setor.

A diretora-presidente da Casan, engenheira Roberta Maas dos Anjos, lembra que o consumo de energia elétrica tem um impacto significativo na tarifa de água e esgoto. “Entre outros benefícios, a parceria com a WEG atenderá a princípios que buscamos com intensidade na gestão da Companhia, como sustentabilidade, eficiência, economicidade e inovação”, cita Roberta. Esse diagnóstico não terá custos para a Casan e o Estado.

O diretor de Vendas da WEG, Fernando Garcia, ressalta a importância desse diagnóstico, que pode trazer uma redução significativa de custos. “Empresas de saneamento utilizam em torno de 95% de sua energia elétrica em motores elétricos para bombear a água, então o potencial de economia pode chegar a 40%, e em alguns casos até mais”, reforça.

Na avaliação do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, a assinatura é o marco de uma parceria que deve dar resultados positivos a Santa Catarina. "É um momento em que estamos fazendo uma cooperação técnica entre dois grandes orgulhos para os catarinenses, que são a Casan e a WEG, que nos representa tão bem em todo o cenário mundial", destaca.

O Termo de Cooperação contemplará, inicialmente, medições e análises nas unidades de bombeamento dos 143 municípios cujos sistemas são regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), que acompanhará a execução das obrigações. A Casan buscará outros Termos de Cooperação com as demais agências para atender a todos os 194 municípios em que atua.

A Celesc participou do ato nesta sexta-feira e irá acompanhar o programa.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom