bd420007 e7bd 4beb bd1e a4464dd8abbd
foto: Mauren Rigo

Para tratar de ações na área de gerenciamento de riscos e desastres, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, recebeu o chefe da Defesa Civil de SC, João Batista Cordeiro Júnior, o coordenador geral das Coordenadorias de Defesa Civil, coronel Alexandre Coelho da Silva, e a gerente de Restabelecimento e Reconstrução, Fernanda Patrícia de Oliveira.

Entre os assuntos da reunião, estava a Barragem de José Boiteux, no Vale do Itajaí, cujas negociações com as comunidades indígenas estão avançadas. Agora, o Governo do Estado aguarda recursos do Governo Federal para a reforma que vai resultar na operação normal da estrutura. “Esta é uma demanda de cerca de 40 anos”, disse Cordeiro.

O chefe da Defesa Civil também reforçou a importância da instalação de pontes (os chamados kits de transposição) em diversos municípios atingidos por desastres naturais. As estruturas de concreto são pré-fabricadas e custam 50% menos que os padrões existentes no mercado. A instalação é resultado de convênio entre as prefeituras, que ficam responsáveis pela construção das cabeceiras.
Ainda este mês, a Defesa Civil entregará 23 pontes para o Sul do Estado.

“Precisamos das todas as condições de trabalho para a Defesa Civil de Santa Catarina. Ela é referência no Brasil inteiro não só pela sua estrutura, mas pelo trabalho, uso de tecnologias e qualidade dos profissionais”, afirmou Borba

Informações adicionais à imprensa

Mauren Rigo