Brasilia 2404b

O secretário-adjunto da Casa Civil e superintendente em exercício de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), Matheus Hoffmann, protocolou ofício no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta quarta-feira, 24, em Brasília, pedindo que a terceira faixa da BR-282, Via Expressa, seja exclusiva para ônibus.

“Entendemos que para melhorar a mobilidade urbana da região metropolitana da Grande Florianópolis é necessário realizar ações voltadas ao transporte público”, disse o secretário-adjunto, que foi recebido pelo diretor-executivo do DNIT, André Kuhn.

O pedido decorre dos resultados apontados pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), um estudo contratado pelo Estado de Santa Catarina, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e que propõe soluções para a melhoria da mobilidade urbana nos municípios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).

O estudo fez avaliação dos diversos elementos urbanos que afetam a mobilidade em cada cidade, orientando o desenvolvimento para a criação de municípios mais conectados, que aproximem as pessoas de suas atividades cotidianas e, consequentemente, aumentem a qualidade de vida.

Os estudos para a implantação do Sistema Integrado de Transporte da RMF, realizados pela Suderf, em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sugerem a criação de diversas linhas troncais, ligando terminais situados no Continente com o terminal central de Florianópolis, utilizando a BR-282 (Via Expressa). Até que o sistema esteja todo integrado, diversas outras linhas de ônibus, originadas nos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara, também farão uso da Via Expressa.

“O sucesso do Sistema Integrado está ligado à viabilização da faixa exclusiva para transporte público na pista central da Via Expressa, entre Florianópolis e São José, já que irá melhorar a fluidez do transporte público e atrair novos usuários para esse modal, aliviando os congestionamentos diários”, informou Hoffmann.

Agenda em Brasília

Brasilia 2404
Ainda em Brasília, Hoffmann levou demandas do Estado para o deputado federal Daniel Freitas e discutiu a melhoria dos serviços prestados pelo Imetro/SC com o secretário de Articulação Nacional, Diego Goulart. O presidente do Imetro/SC, Rudinei Floriano, e o procurador do órgão, Thiago de Lara Vieira, também participaram da reunião.

Mais informações:
Mauren Rigo Raitani