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Foto: Márcia Callegaro/Casa Civil

A Redação Oficial do Governo de Santa Catarina recebeu um número histórico de documentos até o mês de maio de 2020. O aumento de correspondências é atribuído à pandemia da Covid-19.

Só este ano, já são mais de 2.300 documentos protocolados. Desses, aproximadamente 860 foram solicitações de informações sobre as ações do Governo no enfrentamento à doença. Antes do período de decreto de calamidade pública por causa do coronavírus no Estado, a Redação Oficial expedia uma média de 10 ofícios por dia. A partir de março, o número foi muito além, chegando a 40 registros diários.

“Nosso trabalho mais que triplicou desde que começou a quarentena em Santa Catarina”, conta a analista técnica Paola Marques, coordenadora do setor.

A Redação Oficial, vinculada à Casa Civil, é responsável pelo cadastro e encaminhamento de expedientes, bem como pela redação e revisão de documentos, como ofícios, declarações, notas técnicas, procurações e comunicações internas, subscritos pelo governador do Estado, pelo chefe e pelo subchefe da Casa Civil, exceto aqueles de cunho jurídico ou legislativo.

Passam pelo setor pedidos dos mais diversos, muitos deles sigilosos, além daqueles atinentes a pessoal, como disposições funcionais e viagens de servidores, e referentes a conselhos e diretorias estaduais.

A tecnologia é uma grande aliada para garantir a eficiência e agilidade do trabalho. Cada uma das correspondências passa por um processo minucioso de cadastramento nos sistemas, afirma a servidora. “Todo documento precisa, após protocolado e registrado nos sistemas de controle interno, ser devidamente respondido dentro de um padrão oficial, assinado eletronicamente pelo governador ou pelo chefe ou subchefe da Casa Civil e, posteriormente, encaminhado ao remetente. Tudo fica devidamente anotado no sistema online. O processo requer muita atenção e cuidado”, ressalta.

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 A Redação Oficial ainda presta apoio de redação aos demais setores da Casa Civil.

Além da analista técnica e responsável pelo setor, Paola Marques, na área trabalham a analista técnica, Fabiana Carneiro Bastos, a agente em atividades administrativas, Neci Bruno, a assessora de gabinete, Vera Lúcia Silveira Machado, e os assistentes Diego de Sousa, Graziella Vieira e Simara da Luz.

Protocolo

Muitos documentos chegam diretamente no e-mail da Redação Oficial, outros são encaminhados pelo setor de Protocolo da Casa Civil. A área é a porta de entrada de todos os processos digitais ou físicos enviados para o governador, o gabinete da Casa Civil e suas secretarias executivas e áreas vinculadas. O setor também é responsável pela postagem das correspondências da Casa Civil.

Desde março deste ano, quando começou o período de decreto de calamidade pública por causa da da Covid-19, o Protocolo da Casa Civil também tem registrado volume maior de processos. No período, mais de mil documentos foram protocolados digitalmente na Casa Civil, conforme informou o técnico em atividades administrativas, Rafael Teixeira Siqueira.

Com a restrição dos atendimentos presenciais nos diversos órgãos do Executivo estadual, em virtude da pandemia, o Governo do Estado disponibilizou a abertura de processos por meio do serviço de Protocolo Digital, disponível no portal de Serviços SC. Pessoas físicas e jurídicas podem utilizar a plataforma, criada pela Secretaria de Estado da Administração.

“O acesso a esse meio ainda é baixo, porém a utilização dessa plataforma se torna uma grande aliada nesse momento, tendo em vista que não há necessidade de deslocamento, evitando o protocolo físico, proporcionando assim, mais segurança. Além desse benefício, esse serviço gera ainda a economia de tempo, ficando o trabalho mais dinâmico e ainda mais célere”, reforça o servidor Rafael.

Informações adicionais à imprensa

Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
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Fone: (48) 3665-2104 / 98842-8479
Site: www.scc.sc.gov.br
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